ONU aprova 1ª resolução global sobre uso seguro da Inteligência Artificial

  • A resolução foi proposta pelos Estados Unidos e teve apoio de mais de 120 países-membros, incluindo o Brasil.
AI
  • Créditos da imagem: Freepik

O texto estimula a adoção de sistemas de IA “seguros, protegidos e confiáveis”, os quais, segundo o organismo multilateral, devem contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Com amplo apoio dos estados-membros, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, na quinta-feira, 21, uma resolução global sobre Inteligência Artificial (IA). 

A resolução foi proposta pelos Estados Unidos e teve apoio de mais de 120 países-membros, incluindo o Brasil. O texto foi adotado sem votação.

Em nota, a Assembleia Geral da ONU destacou que a deliberação enfatiza “o respeito, a proteção e a promoção dos direitos humanos na concepção, desenvolvimento, implantação e utilização da IA”. 

Ao aprovar a resolução, a Assembleia ainda pediu que todos os estados-membros e partes interessadas se “abstenham ou cessem a utilização de sistemas de inteligência artificial que sejam impossíveis de operar em conformidade com a lei internacional de direitos humanos”, bem como as plataformas que “representam riscos indevidos” a esses mesmos direitos.

Ademais, na avaliação da ONU, as proteções que existem no mundo físico também devem valer no ambiente digital.

“Os mesmos direitos que as pessoas têm offline também devem ser protegidos online, inclusive durante todo o ciclo de vida dos sistemas de inteligência artificial”, pontuou a Assembleia Geral.

Fonte: Tele.síntese

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO