A assimetria regulatória e tributária no Brasil entre as chamadas empresas

📌 A assimetria regulatória e tributária no Brasil entre as chamadas empresas Over The Top (OTT), como Netflix, Google, Facebook e Amazon, e as companhias do setor de telecomunicações, entre as quais as emissoras de TV e operadoras de telefonia, contribui para o desequilíbrio do mercado local, prejudicando a competitividade e os consumidores. Avaliação é da presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy.

🗣️ “As empresas de telecom têm inúmeras obrigações, como o atendimento e satisfação do cliente, com prazos estipulados, enquanto para as OTTS praticamente não há regulação. É uma situação que gera enorme desequilíbrio no mercado. Os grandes prejudicados são os consumidores, pois esta situação dificulta os investimentos em telecomunicações”, argumenta a presidente da Feninfra.

👉 Vivien Suruagy ainda questiona os critérios tributários adotados no Brasil. “As companhias de telecom pagam, em média, alíquota de 27% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As OTTs são submetidas apenas ao Imposto Sobre Serviços (ISS) de, no máximo, 5%. O resultado é uma competição desigual. Se o sistema vigente fosse mais justo, haveria mais competividade no mercado e os clientes seriam beneficiados com mais conectividade”, ressalta ela.

⚠️ A questão do emprego é outro fator citado pela presidente da Feninfra. “Qual o motivo do privilégio para empresas com operações baseadas fora do Brasil? O setor de telecom emprega mais de 2,5 milhões de pessoas e utiliza mão-de-obra nacional. Investe pesado no País, como está ocorrendo com a implantação do 5G, o que nem sempre é o caso das OTTs. O Brasil precisa de postos de trabalho e investimentos”, pondera a dirigente.

🗣️ “É um debate que tem que ser feito para que todos os setores e empresas cumpram suas obrigações, mas de maneira equivalente. Só assim vamos criar um ambiente de negócios que seja justo e saudável para todos os players”, finaliza Vivien Suruagy.

🌐 Fonte: iP News

Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática.

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