IPhone: Aplicativo gratuito te leva ao centro da Via Láctea

  • Lançado na loja de apps da Apple, o aplicativo gratuito Galactic Compass pode auxiliar os usuários a encontrar o centro de nossa galáxia.
via
  • Fonte: Matthew Webb

Lançado na loja de apps da Apple, o aplicativo gratuito Galactic Compass pode auxiliar os usuários a encontrar o centro de nossa galáxia.

Um novo aplicativo para iPhone promete auxiliar os usuários da Apple a encontrar o centro da Via Láctea, uma região cósmica que abriga um grande buraco negro. Não importa em qual região você esteja na Terra, basta utilizar o celular e descobrir para que lado deve observar.

O aplicativo foi desenvolvido por Matthew Webb e ele utilizou a inteligência artificial do ChatGPT para programar a aplicação. O lançamento ocorreu na Apple App Store no dia 15 de fevereiro.

Independentemente de onde você estiver no planeta, o Galactic Compass apontará uma pequena seta para o centro galáctico e, consequentemente, para o buraco negro supermassivo Sagitário A* (Sgr A*). Segundo Webb, seu interesse por desenvolver o aplicativo começou após descobrir que o centro da galáxia muda de região constantemente devido aos movimentos da Terra e do Sistema Solar.

O uso do aplicativo também é bastante descomplicado, inclusive, a interface é o mais simples possível; ao abrir o app e colocar o iPhone em uma superfície plana, será apresenta uma setinha verde em 3D que apontará para o núcleo da Via Láctea — quase como uma bússola. A região também é conhecida por abrigar o Sgr A*, um buraco negro supermassivo que possui milhões de vezes a massa do nosso Sol.

A setinha verde do aplicativo Galactic Compass se move em tempo real, como uma bússola; agora, não será mais tão difícil encontrar o centro galáctico da Via Láctea.

Após descobrir sobre a movimentação envolvendo o centro da galáxia, Webb começou a desenvolver o aplicativo mesmo sem saber programar. Ele começou a utilizar o ChatGPT para escrever as linhas de código e realizou integrações com cálculos matéticos complexos; só então, ele executou a programação no software Xcode e deu vida ao aplicativo.

Fonte: TecMundo

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO