União Internacional de Telecom aponta que IA será essencial para rede de próxima geração

  • Bruno Ramos, diretor regional da UIT, diz que tecnologia pode simplificar a complexidade do serviço móvel
IA
  • Créditos: Freepik

O uso de Inteligência Artificial (IA) para gerenciar redes de telefonia celular deve se tornar mais necessário à medida que a tecnologia móvel avança.

Segundo o diretor regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas, Bruno Ramos, a cada geração do serviço móvel, a complexidade das operações aumenta, tornando mais exigente o trabalho técnico. “As redes do futuro são muito complicadas para seres humanos gerenciarem”, afirmou, em webinário promovido pela associação 5G Americas.

Desse modo, Ramos apontou que tecnologias de automação poderão ser absorvidas pelas operadoras como forma de acelerar e supervisionar as operações. “A IA e o machine learning são peças-chave nesse processo”, frisou.

Inclusive, a UIT, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), fornece um conjunto de ferramentas de IA e machine learning padronizadas para integração com redes 5G. A agência também trabalha na padronização de soluções para outros ramos e atividades pertinentes ao setor de telecomunicações, como serviços multimídia, avaliação de dados e arquitetura de rede.

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO