Anatel aprovou a prestação de serviços de telefonia por satélite no Brasil

  • O serviço, conhecido como Direct-to-Device (D2D), possibilita que o consumidor consiga transmitir voz e dados através de frequências atendidas por satélites de baixa órbita.
satelite
  • Créditos da imagem: Freepik

O serviço, conhecido como Direct-to-Device (D2D), possibilita que o consumidor consiga transmitir voz e dados através de frequências atendidas por satélites de baixa órbita.

As primeiras interessadas na plataforma D2D foram as operadoras Claro e Tim, que devem experimentar o serviço com a operadora de satélite AST Space Mobile. Contudo, outras empresas detentoras do uso do espectro também poderão atender demandas.

O serviço D2D foi viabilizado através do instrumento Sandbox Regulatório, mecanismo que "suspende temporariamente regras impeditivas na regulamentação a determinados projetos", conforme descreve o Ministério das Comunicações. "Para isso, é necessário que os estudos tenham perspectivas de relevância ao desenvolvimento tecnológico e da promoção do acesso às telecomunicações no Brasil", pontuou.

O D2D permite a transmissão de sinal para satélites em baixa órbita, assim possibilitando a retransmissão a torres de telefonia no solo. Dessa forma, o sinal usa as mesmas frequências de telefonia móvel tradicional, permitindo que qualquer celular disponível atualmente possa utilizá-la.

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO