Veja algumas tendências em alta para o mercado de TI e Telecom em 2024

  • Maior segurança e governança de dados, avanço da IA, prevenção a ataques cibernéticos são alguns dos destaques apontados por especialistas.
telecom
  • Créditos: Freepik

Maior segurança e governança de dados, avanço da IA, prevenção a ataques cibernéticos são alguns dos destaques apontados por especialistas.

Os setores de TI e Telecom estão entre os que mais cresceram no Brasil nos últimos anos, sobretudo após o período pandêmico, e figuram entre os mais relevantes para a economia do País.

Segundo dados do IDC FutureScape: Latin America IT Industry Predictions 2024, realizado pela IDC (International Data Corporation), as perspectivas para o mercado de TI na América Latina são bastante positivas, já que se estima um avanço de 5% do setor, acompanhado do fortalecimento de diversas tecnologias e com impacto no Produto Interno Bruto (PIB) da região, impulsionando um crescimento positivo.

No Brasil, a previsão é que o setor de TI cresça 12% este ano, superando o dos Estados Unidos.

Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental que as empresas destes setores estejam atentas às principais tendências, a fim de garantir produtos e soluções relevantes para o mercado. Confira algumas delas, segundo a Agência Vianews:

Coleta de dados em canais próprios

O Google anunciou que bloqueará cookies de terceiros no Chrome, com o objetivo de melhorar a privacidade do usuário. Tal medida limitará a capacidade de rastrear usuários anonimamente em sites por meio de pixels de rastreamento de cookies no interesse da privacidade do consumidor. 

Segundo Guy Hellier, VP Product Manager da OpenText, empresa global de soluções de gerenciamento de informações, na prática, isso significa que as organizações terão menos acesso às informações sobre os visitantes, impactando capacidades de segmentação. 

Simplificação da governança de dados

Segundo levantamento realizado pela Denodo, multinacional de integração e gerenciamento de dados, o ano de 2023 deixou claro que as organizações centradas em dados que quiserem ter sucesso em 2024, precisarão se preparar para um ambiente em que os dados são cada vez mais distribuídos. 

Nesse contexto, a segurança e a governança de dados precisarão ser simplificadas. 

Dados mal integrados impactam a agilidade de uma organização em muitos níveis, mas o impacto é ainda maior na segurança e governança de dados, já que é impossível proteger ou controlar toda a miríade de sistemas empresariais simultaneamente.

Para enfrentar tal desafio, as empresas estão apostando em uma abordagem lógica de gerenciamento de dados, que permite a sincronização de políticas globais em tempo real e o acesso rápido a todos os dados da empresa, mesmo que estejam descentralizados.

Uso de ferramentas estratégicas de IA

Aliado ao uso e segurança de dados, o investimento em Inteligência Artificial também deverá ser crucial para manter a competitividade das empresas de diferentes segmentos econômicos. 

“A IA desempenhará um papel significativo em aumentar a produtividade e eficiência, impulsionando a inovação e a criação de novos valores. Mas o desafio de definir projetos certeiros para obter resultados mais rápidos com adaptação de equipes e processos ainda será o principal. Aqueles que iniciarem melhores testes e capacitar suas equipes e lideranças terão um diferencial”, comenta Jorge Sellmer, CRO da Objective, multinacional brasileira de desenvolvimento ágil de software e consultoria.

Crescimento dos negócios com as grandes teles

Já na área de Telecomunicação, para Rui Gomes, CEO da Um Telecom, operadora de telecomunicações e soluções digitais, as projeções do setor para 2024 são animadoras, tendo como referência um ano de resultados muito positivos na área.

“Posso destacar, por exemplo, que vejo a continuidade do crescimento dos negócios com as grandes teles, que em 2023 foi de mais de 60%, e com clientes do setor público, vertical de negócios que pode se tornar a maior em faturamento, considerando projetos em que já estamos trabalhando”, explica o executivo.

Ainda segundo Rui, em relação ao mercado, as diretrizes regulatórias da Anatel soam como ótimas oportunidades para novos negócios, inclusive na criação de redes privativas.

Fonte: ViaNews

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO